O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
1. Diagnóstico e Ponto de Partida
Rodas de Conversa e Questionários: Iniciaremos com um bate-papo descontraído e a aplicação de questionários simples para entender o que os alunos já sabem sobre trânsito, suas vivências (como pedestres, ciclistas, passageiros) e o que mais os intriga ou preocupa. Isso nos ajudará a direcionar o aprendizado.
Mural de Expectativas: Criaremos um mural onde cada aluno poderá expressar suas expectativas para a eletiva, usando palavras-chave ou pequenos desenhos, tornando o processo mais visual e engajador.
________________________________________
2. Fundamentos da Cidadania no Trânsito
Exploração Interativa de Conceitos e Leis: Através de apresentações dinâmicas, vídeos curtos, jogos de perguntas e respostas e infográficos interativos, vamos mergulhar nas principais normas de trânsito. Abordaremos sinalizações (vertical e horizontal), o significado das placas e os direitos e deveres de cada um (pedestres, ciclistas, motoristas).
Oficina de Leitura e Interpretação: Trabalharemos com a leitura e interpretação de trechos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) de forma simplificada, focando nos artigos que impactam diretamente o dia a dia.
A Importância da Manutenção Preventiva: Aqui incluiremos uma etapa focada em por que é crucial que veículos (carros, motos, até bicicletas) estejam em bom estado. Abordaremos de forma simples:
Freios: O que são, por que são vitais e os sinais de que precisam de atenção.
Pneus: A importância da calibragem, do estado da banda de rodagem e dos riscos de pneus desgastados.
Luzes e Sinalização: Funcionamento e necessidade de todas as luzes (faróis, lanternas, setas, luz de freio).
Fluidos (água, óleo): A importância de verificar os níveis para o bom funcionamento e segurança do veículo.
A ideia é conscientizar sobre os itens de segurança básicos do veículo e como a falta de revisão pode causar acidentes.
________________________________________
3. Reflexão Crítica e Análise de Cenários
Análise de Casos Reais e Debates: Apresentaremos notícias, vídeos e relatos de situações reais do trânsito (acidentes, boas práticas, desafios locais). Em grupos, os alunos irão discutir as causas e consequências, propondo soluções e exercitando o pensamento crítico sobre o comportamento no trânsito. Isso pode incluir casos onde a falta de manutenção do veículo foi um fator.
Dinâmicas de Empatia: Jogos de simulação de papéis onde os alunos vivenciam o trânsito sob diferentes perspectivas (motorista, pedestre idoso, ciclista, etc.), buscando desenvolver empatia e compreensão sobre as dificuldades de cada um.
________________________________________
4. Pesquisa, Criação e Soluções
Laboratório de Pesquisa e Mídia: Os alunos serão desafiados a pesquisar sobre temas específicos de seu interesse (ex: impacto do uso do celular no trânsito, acessibilidade no transporte público, benefícios da bicicleta como meio de transporte urbano, importância da manutenção para a segurança). A pesquisa será o ponto de partida para a produção de diversos materiais.
Produção Multimídia e Artística: Com base nas pesquisas, os alunos produzirão conteúdo em formatos variados:
Audiovisual: Vídeos curtos, podcasts ou jingles sobre segurança no trânsito, incluindo a relevância da revisão veicular.
Gráfico: Cartazes, infográficos, folders educativos ou histórias em quadrinhos abordando, por exemplo, "Sinais de que seu carro precisa de revisão" ou "Por que checar os pneus?".
Teatral: Pequenas peças, esquetes ou dramatizações que abordem situações do trânsito, onde a falha mecânica por falta de manutenção possa ser um elemento de alerta.
________________________________________
5. Mão na Massa: Intervenção e Conscientização
Estudos de Campo e Entrevistas (com segurança): Se possível e com a devida autorização e acompanhamento, realizaremos observações do trânsito em locais seguros próximos à escola para identificar desafios e boas práticas. Também podemos organizar entrevistas com agentes de trânsito, motoristas de aplicativos ou pais para coletar diferentes perspectivas, perguntando sobre a rotina de revisão de seus veículos.
Planejamento e Execução de Campanhas: Em grupos, os alunos irão utilizar todo o material produzido para planejar e, se possível, executar pequenas campanhas de conscientização dentro da comunidade escolar ou no entorno. Isso pode incluir a exposição dos cartazes, a apresentação das peças teatrais ou a divulgação dos podcasts/vídeos, com foco na segurança que a manutenção preventiva oferece.
Feira de Ideias e Soluções: Uma culminância onde os grupos apresentarão suas propostas de solução para os desafios do trânsito identificados, utilizando a criatividade e o conhecimento adquirido para inspirar a comunidade, com destaque para as ações que promovem a conscientização sobre a revisão e a manutenção dos veículos.